Gestão de Conhecimento
A Gestão do conhecimento, em inglês, Knowledge Management, é uma disciplina que auxilia empresas e/ou pessoas a compartilhar e administrar o conhecimento. Esse conceito surgiu com a contribuição de vários pesquisadores, no Japão por Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi, nos EUA por Tomas Davenport e na Suécia por Karl Sveiby e começou a fazer parte do novo conjunto de estratégias utilizadas pelas empresas.
No início dos anos 90, esse conceito foi ganhando impulso e fazendo parte dos novos modelos de gestão. Apesar do modelo japonês ser um pouco diferente dos outros países, ele vem sendo reformulado e adaptado para a realidade de países como os EUA. No Brasil, esse conceito começa a se espalhar nas grandes organizações, inclusive em empresas públicas e também, associações, como a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, fundada em 2001. Para entender completamente a Gestão do Conhecimento, é preciso definir os seguintes conceitos:
O conhecimento pode ser dividido em:
Esses conhecimentos se completam e quando compartilhados são responsáveis pela criação do conhecimento de uma organização.
Como podemos ver a gestão do conhecimento é um conceito recente que está modoficando a forma como as informações estão sendo compartilhadas, e auxilia as pessoa e/ou empresas a administrar o conhecimento que possuem da melhor forma possível.
E vocês o que acham????
Deixe seu comentário e até a próxima postagem!!!
Palloma.
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A gestão do conhecimento nos permite organizar diversos setores e informações de uma forma eficaz que nos auxilie e isso é extremamente importante.
ResponderExcluir**Marina**
Que legal! Realmente, o campo de gestão e consultoria da educação é muito interessante para que as instituições (e empresas, em seus treinamentos, por exemplo) consigam organizar e maximizar suas estratégias.
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