sexta-feira, 12 de abril de 2013

Gestão do conhecimento

Olá leitores nossa postagem de hoje será sobre gestão do conhecimento vamos a ela:
 
Gestão de Conhecimento
A Gestão do conhecimento, em inglês, Knowledge Management, é uma disciplina que auxilia empresas e/ou pessoas a compartilhar e administrar o conhecimento. Esse conceito surgiu com a contribuição de vários pesquisadores, no Japão por Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi, nos EUA por Tomas Davenport e na Suécia por Karl Sveiby e começou a fazer parte do novo conjunto de estratégias utilizadas pelas empresas.

No início dos anos 90, esse conceito foi ganhando impulso e fazendo parte dos novos modelos de gestão. Apesar do modelo japonês ser um pouco diferente dos outros países, ele vem sendo reformulado e adaptado para a realidade de países como os EUA. No Brasil, esse conceito começa a se espalhar nas grandes organizações, inclusive em empresas públicas e também, associações, como a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, fundada em 2001.


Para entender completamente a Gestão do Conhecimento, é preciso definir os seguintes conceitos:
  • Dado: podem ser registros de transações, números, gráficos, a matéria prima para a produção da informação. Ex.: textos, imagens, códigos, documentos, etc.
  • Informação: “São dados interpretados, dotados de relevância e propósito.” Peter Drucker. Ex.: pode ser um conjunto de dados organizados e compreensíveis.
  • Conhecimento: segundo Nonaka e Takeuchi, “o conhecimento, ao contrário da informação, diz respeito a crenças e compromissos. O conhecimento é uma função de uma atitude, perspectiva ou intenção específica”. Ex.: representado por processos, modelos, informações úteis, um conjunto de regras, ou seja, é um conjunto de determinadas informações que levarão um indivíduo a tomar decisões, resolver problemas ou criar coisas novas, etc.

conhecimentoO conhecimento pode ser dividido em:
  • Tácito: aquele que não se expressa e está 'escondido'. Ex.: atividades realizadas por um cozinheiro ao fazer um bolo, ou seja, é o conhecimento pessoal que envolve as experiências do indivíduo com a de um grupo;
  • Explícito: aquele que é expresso e claro. Ex.: vídeo ensinando a fazer bolo, manuais, expressões matemáticas.

Esses conhecimentos se completam e quando compartilhados são responsáveis pela criação do conhecimento de uma organização.
 
Como podemos ver a gestão do conhecimento é um conceito recente que está modoficando a forma como as informações estão sendo compartilhadas, e auxilia as pessoa e/ou empresas a administrar o conhecimento que possuem da melhor forma possível.
E vocês o que acham????
Deixe seu comentário e até a próxima postagem!!!
 
Palloma.
 
 

 

2 comentários:

  1. A gestão do conhecimento nos permite organizar diversos setores e informações de uma forma eficaz que nos auxilie e isso é extremamente importante.

    **Marina**

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  2. Que legal! Realmente, o campo de gestão e consultoria da educação é muito interessante para que as instituições (e empresas, em seus treinamentos, por exemplo) consigam organizar e maximizar suas estratégias.

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