Olá, leitores!
Nessa semana, veremos como a tecnologia da inteligência e do movimento pode ser aliada da educação. A jornalista Patrícia Lins, do Instituto Federal da Paraíba, mostra como é possível inovar aulas de Educação Física e fugir da mesmisse futsal/basquete/vôlei/handebol.
No campus de Cajazeiras do Instituto, são apresentados para os alunos esportes como boxe e tênis, que outrora estavam fora do alcance por falta de ringues e quadras. Tudo por conta da plataforma Nintendo Wii, que foi doada pela Receita Federal e estimula as crianças a simular os movimentos de diversas modalidades esportivas. O professor Juan Parente Santos deixa claro que existe uma frequência adequada para que o diferente não vire rotina: "Fazendo a periodização adequada, ele tem bons resultados, principalmente para aqueles alunos que não têm tanta habilidade para os esportes de quadra que envolvem bola, ou ainda aqueles que não têm afinidade com a piscina".
É inegável que diferentes plataformas ocupem um espaço significante no nosso dia-a-dia. Com isso, levar à escola ferramentas que sejam de interesse dos alunos não só os estimula, mas também pode guiar o professor na hora de expor novos temas, explorando não só o movimento - como no caso da IFPB -, como roteiro, personagens, e a visível dicotomia do bem e do mal.
Ao utilizar novas tecnologias como aliadas da educação, cabe ao educador conduzir o uso dos aparelhos, entendendo os aparelhos eletrônicos não como finalidade da inteligência humana, e sim reflexo da mesma.
E vocês, o que acham sobre a utilização de novas tecnologias para o estímulo da inteligência e do movimento?
Deixe seu comentário, e até semana que vem!
Fonte: IFPB.edu.br
*Mayara*
Com as novas tecnologias, novas formas de aprender, novas competências são exigidas, novas formas de se realizar o trabalho pedagógico são necessárias e fundamentais
ResponderExcluirMaravilhoso!!!
ResponderExcluirConcordo com a gabi novas formas de aprender e desenvolver. ;)
Palloma
Hoje se desenvolveram varias formas de aprendizado e de mostrar para a criança como as coisas funcionam, mas deve-se ter muito cuidado, porque essas tecniologias podem distorcer muito a costrução do cidadão. Não sou contra essa inserção, até porque, nos dias de hoje, seria impossivel, mas esta deve ser feita com muito cuidado.
ResponderExcluirsimplesmente uma excelente ferramenta para incluir a participação dos alunos em atividades que antes eles não participariam por não terem uma desenvoltura corporal para realiza lá.
ResponderExcluir