quarta-feira, 6 de março de 2013

As Mudanças na Nossa Educação!



Primeiramente, boas vindas, nosso leitor. É um prazer tê-lo conosco!  Neste blog procuraremos tratar sobre educação e a inserção de tecnologia nesta, nas formas mais alternativas de aprendizagem.
Hoje teremos duas reportagens abordadas; uma sobre os livros digitais e outra sobre o experimento em algumas escolas publicas que estão aderindo à tecnologia.
Esta primeira foi retirada do O Globo Educação¹ e retrata a substituição de livros de papel por livros incorporados em “tablets” ou outras formas de tecnologia, como podemos ver nos seguintes trechos:



A versão digital é acessada por dispositivos móveis ou computadores e folheada, assim como o jornal digital. As soluções variam, mas, em geral, ícones no livro indicam o conteúdo interativo, hospedado no site das editoras. Ilustrações se transformam em vídeos, letras de música em áudio e exercícios complementares podem ser resolvidos on-line. O aluno lê, grifa e anota – como sempre fez, mas agora no computador.
A empresa criou uma plataforma on-line na qual estudantes e professores podem discutir em fóruns e trocar mensagens. O pacote de serviços oferecido às escolas também inclui área de apoio ao professor para utilizar em sala de aula e formação continuada a distância.


A segunda noticia do Fantastico² aborda que uma nova escola, que não pede mais divisão por séries, ou por um direcionamento para a lousa esta acontecendo em escola públicas e privadas, como podemos ver nos próximos trechos:

“As paredes caíram, agora é tudo um espaço só. E os móveis novos seguem o projeto pedagógico iniciado este ano.
O projeto do ambiente da escola serve justamente a esse propósito de autonomia, construção, desconstrução, pensar, repensar”, diz o designer Jair Souza.

Alunos do sétimo ano foram misturados com estudantes do oitavo e do nono ano. Do total de 180 alunos, formaram-se grupos de seis, para trabalhar em mesas redondas. Não há professor na frente da sala, não há um ponto para onde todos têm que olhar ao mesmo tempo. É onde a tecnologia entra no projeto da Rocinha: cada aluno vai usar um computador.
Os professores passam a ser orientadores nessa busca de informações. E toda semana, os grupos de alunos vão mudar, de acordo com habilidades e necessidades detectadas em testes feitos nos computadores. ”
Ambas indicam mudanças necessárias e boas, afinal a tecnologia e seus artifícios são uma forma infinita de aprendizado, se usado de forma sadia, e que esta presente no dia-a-dia  de boa parte da população. Se tentarmos desvincular uma forma de aprendizagem da outra, com certeza não funcionaria, pelo perfil do  aluno de hoje, que esta acostumado a esta inserção na tecnologia. Mas não podemos, de forma alguma, substituir totalmente por esta parte tecnológica, primeiramente porque vivemos em um pais onde nem todos tem condição de acesso a essa realidade e também, porque temos que avaliar a maturidade dos alunos para tal contexto.
Uma boa solução, talvez, seria mesclar as aulas “convencionais” com as aulas no computador, a medida que esta tecnologia fosse oferecida a todos!
É importante lembrar, também, que o papel do professor não pode ser substituído e que toda essa adaptação deve ser feita com cuidado, para que aconteça de forma sadia.
E vocês? O que acham? Deixem suas opiniões abaixo e até o próximo post!  =D

Camila.

4 comentários:

  1. Após ler essas reportagens pode-se concluir que as tecnologias em sala de aula ajudam e muito principalmente em locais com poucos recursos ,mas como foi citado pela camila deve se emprega lá de uma forma supervisionada para que possa ser aproveitada da melhor forma possível.
    **Marina**

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. A utilização de tecnologia em sala de aula é importante, uma vez que faz parte do cotidiano de quase todos os alunos. Mas o uso da tecnologia para que seja algo vantajoso tanto para o aluno, como também para o professor é necessário que os professores tenham conhecimentos básicos sobre a mesma. Para isso já existem cursos de formação continuada na área, mas é preciso do empenho e da força de vontade do professor.
    Palloma

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  4. Ao mesmo tempo que a inclusão social é mais do que necessária nos dias de hoje, é importante usar a tecnologia para auxiliar o professor e complementar as aulas, e não como foco principal. Ótima postagem! :)

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