sexta-feira, 19 de abril de 2013

Recuperação da Cultura Indígena

Olá caros leitores como vocês já sabem hoje é dia do índio e em homenagem a eles nossa postagem de hoje é sobre a recuperação das tradições indígenas na educação que é algo que está sendo perdido e é de extrema importância que seja resgatado:

Indígenas usam educação para recuperar tradições culturais

Luciano Nascimento
Da Agência Brasil, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR)

"Morîîpe erepantî". É com esta saudação que os visitantes são recebidos na Escola Estadual Padre José de Anchieta, uma das duas existentes na comunidade do Barro. A saudação significa "sejam bem-vindos" na língua macuxi e revela um novo entendimento no processo de educação dos povos indígenas.

Cerca de 250 alunos de diferentes comunidades de Raposa Serra do Sol cursam do 1° ao 9° ano do ensino fundamental. A escola também oferece turmas na modalidade de EJA (Educação de Jovens e Adultos). De acordo com a gestora da escola, Natalina da Silva Messias, além do português, os alunos são alfabetizados nas línguas macuxi e taurepangue. Ela conta que esta foi uma das muitas conquistas dos povos de Raposa Serra do Sol nos últimos anos. O ensino dessas línguas tem contribuído para a retomada da cultura dos povos que habitam a região.
"Pra nós, o ensino das línguas indígenas tem o mesmo peso do da língua portuguesa, o mesmo valor do de outras línguas. É um compromisso da gestão [escolar], de fortalecer a cultura, a língua, a dança dos povos da região". Antes, os índios eram desestimulados a falar as suas línguas, "porque foi ensinado, repassado pra gente que a língua indígena era uma gíria, que ela era inferior", conta a gestora.


Atualmente, a língua indígena é ensinada no contraturno das aulas. As crianças já são alfabetizadas no português e no macuxi ou taurepangue. Adolescentes que até pouco tempo praticamente não falavam as suas línguas também são alfabetizados. "Nós trabalhamos a língua indígena no horário oposto, no primeiro nível, que é a alfabetização. O segundo nível é aquele que já ouve, já escreve, porque já aprendeu com o pai. Alguns deles já sabem porque o pai é falante [da língua indígena], então nós dividimos", conta Natalina.
A metodologia não distingue o ano que os alunos estão cursando. Além disso, a escola desenvolve o Projeto Musicar, em que os alunos traduzem músicas do português para o macuxi. "Ele pode estar lá no ensino médio, mas se ele não sabe nada, vai para a alfabetização na língua. Os alunos do segundo nível já começaram a traduzir algumas músicas do português"


Comunidade integrada

Os mais velhos também contribuem para o aprendizado. Eles são convidados para falar sobre os costumes antigos, ensinam as danças e reproduzem os rituais. "A língua não se dá só falando, né?! Mas é ouvindo a história do nosso povo, a luta, toda essa caminhada. Então, hoje a gente já tem o professor, como nós falamos, específico de línguas, né, que conhece, trabalhando a metodologia indígena".


Melhora na estrutura

Segundo o Conselho Indígena de Roraima, nas escolas de Raposa Serra do Sol trabalham perto de 500 professores que atendem aproximadamente 7 mil estudantes. De acordo com Telmo Raposo, a próxima etapa é conseguir que os índios consigam se formar em outras profissões, além da área pedagógica. "Hoje a gente vê assim: gente, na formação da pedagogia a gente tem muito. A gente também quer que ver os índios se formando em direito, medicina, engenharia e outras profissões".

Como podemos ver a recuperação de costumes e tradições indígenas está muito ligada ao ambiente escolar, e o uso de diferentes metodologias e a  contribuição dos mais velhos nesse processo é  que os torna mais eficazes. A escola absorve uma dupla função além da educacional e da transmissão de conhecimento nesse caso  a escola também é responsável por resgatar os costumes e tradições da comuniodade do barro. E vocês o que acham?? Dêem suas opiniões e até a próxima postagem!!!!!!!!

Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/04/17/indigenas-usam-educacao-para-recuperar-tradicoes-culturais.htm


**Marina**

3 comentários:

  1. Muito importante para não perderem suas raizes.

    Palloma

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  2. Acho super importante não desvincular (ainda mais) os indígenas de sua cultura, levando aeducação para suas vidas ao mesmo tempo que respeitamos o estilo delas.

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  3. A valorização é importantíssima, e nesse caso, além disso ensina ao aluno a importância da valorização de outras culturas, além da sua, e suas respectivas manifestações.

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