Indígenas usam educação para recuperar tradições culturais
Luciano Nascimento
Da Agência Brasil, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR)
Da Agência Brasil, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR)
"Morîîpe erepantî". É com esta saudação que os visitantes são recebidos na Escola Estadual Padre José de Anchieta, uma das duas existentes na comunidade do Barro. A saudação significa "sejam bem-vindos" na língua macuxi e revela um novo entendimento no processo de educação dos povos indígenas.
Cerca de 250 alunos de diferentes comunidades de Raposa Serra do Sol cursam do 1° ao 9° ano do ensino fundamental. A escola também oferece turmas na modalidade de EJA (Educação de Jovens e Adultos). De acordo com a gestora da escola, Natalina da Silva Messias, além do português, os alunos são alfabetizados nas línguas macuxi e taurepangue. Ela conta que esta foi uma das muitas conquistas dos povos de Raposa Serra do Sol nos últimos anos. O ensino dessas línguas tem contribuído para a retomada da cultura dos povos que habitam a região.
"Pra nós, o ensino das línguas indígenas tem o mesmo peso do da língua portuguesa, o mesmo valor do de outras línguas. É um compromisso da gestão [escolar], de fortalecer a cultura, a língua, a dança dos povos da região". Antes, os índios eram desestimulados a falar as suas línguas, "porque foi ensinado, repassado pra gente que a língua indígena era uma gíria, que ela era inferior", conta a gestora.
Atualmente, a língua indígena é ensinada no contraturno das aulas. As crianças já são alfabetizadas no português e no macuxi ou taurepangue. Adolescentes que até pouco tempo praticamente não falavam as suas línguas também são alfabetizados. "Nós trabalhamos a língua indígena no horário oposto, no primeiro nível, que é a alfabetização. O segundo nível é aquele que já ouve, já escreve, porque já aprendeu com o pai. Alguns deles já sabem porque o pai é falante [da língua indígena], então nós dividimos", conta Natalina.
A metodologia não distingue o ano que os alunos estão cursando. Além disso, a escola desenvolve o Projeto Musicar, em que os alunos traduzem músicas do português para o macuxi. "Ele pode estar lá no ensino médio, mas se ele não sabe nada, vai para a alfabetização na língua. Os alunos do segundo nível já começaram a traduzir algumas músicas do português"
Comunidade integrada
Os mais velhos também contribuem para o aprendizado. Eles são convidados para falar sobre os costumes antigos, ensinam as danças e reproduzem os rituais. "A língua não se dá só falando, né?! Mas é ouvindo a história do nosso povo, a luta, toda essa caminhada. Então, hoje a gente já tem o professor, como nós falamos, específico de línguas, né, que conhece, trabalhando a metodologia indígena".
Melhora na estrutura
Segundo o Conselho Indígena de Roraima, nas escolas de Raposa Serra do Sol trabalham perto de 500 professores que atendem aproximadamente 7 mil estudantes. De acordo com Telmo Raposo, a próxima etapa é conseguir que os índios consigam se formar em outras profissões, além da área pedagógica. "Hoje a gente vê assim: gente, na formação da pedagogia a gente tem muito. A gente também quer que ver os índios se formando em direito, medicina, engenharia e outras profissões".
Como podemos ver a recuperação de costumes e tradições indígenas está muito ligada ao ambiente escolar, e o uso de diferentes metodologias e a contribuição dos mais velhos nesse processo é que os torna mais eficazes. A escola absorve uma dupla função além da educacional e da transmissão de conhecimento nesse caso a escola também é responsável por resgatar os costumes e tradições da comuniodade do barro. E vocês o que acham?? Dêem suas opiniões e até a próxima postagem!!!!!!!!
Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/04/17/indigenas-usam-educacao-para-recuperar-tradicoes-culturais.htm
**Marina**
Muito importante para não perderem suas raizes.
ResponderExcluirPalloma
Acho super importante não desvincular (ainda mais) os indígenas de sua cultura, levando aeducação para suas vidas ao mesmo tempo que respeitamos o estilo delas.
ResponderExcluirA valorização é importantíssima, e nesse caso, além disso ensina ao aluno a importância da valorização de outras culturas, além da sua, e suas respectivas manifestações.
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