sexta-feira, 3 de maio de 2013

O WebQuest

Olá, Leitor!

Hoje vamos tratar de uma forma de inserir a internet e a pesquisa em sala de aula; o WebQuest. Para tanto, consultamos o site EducaRede, da fundação telefonica.

Segundo o site, a WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.
O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos.  Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.
Pelas WebQuests, propõem-se aos alunos a resolução de um determinado problema e, ao finalizar a tarefa, eles expõem de algum modo suas conclusões. Os estudantes simulam um papel, por exemplo, ser jornalista para investigar a crise energética que afeta uma região.
Desse modo, as WebQuests utilizam problemas ou situações do mundo real e tarefas autênticas para despertar o interesse dos alunos. Sua base teórica é construtivista, o que permite aos alunos transformar a informação e compreendê-la. Suas estratégias de aprendizagem colaborativa ajudam os estudantes a desenvolver habilidades e a contribuir com o produto final do grupo, que pode ser uma produção escrita, oral ou eletrônica, uma obra teatral, um jornal escolar e um material de divulgação, entre outros. 

Esta forma de didatica se divide em seis forma, que são:


Introdução: apresenta as informações básicas aos alunos, orientando-os sobre o que vão encontrar na atividade proposta. Além disso, tem como objetivo despertar o interesse deles para realizar o trabalho, isto é, motivá-los para começar.

Tarefa: descreve o que os alunos deverão elaborar ao finalizar o trabalho. Os projetos podem ser uma página Web, uma apresentação em PowerPoint ou uma exposição oral do tema trabalhado (de acordo com o que o professor planejou).

Processo: especifica os passos que os alunos devem fazer para concretização da tarefa, incluindo orientações sobre como subdividir as tarefas, detalhes dos papéis que podem assumir cada um dos alunos e estratégias de trabalho.

Recursos: disponibiliza aos alunos uma lista de sites Web a serem consultados para a realização do trabalho. Previamente, o professor tem que verificar se esses sites são confiáveis e estão atualizados de acordo com o tema em questão. Essa seleção de sites facilita a navegação pela rede e evita desvios do tema central. Podem ser incluídos outros recursos que não sejam da Internet.

Avaliação: nessa parte, são explicados os critérios que serão utilizados na avaliação do trabalho.

Conclusão: corresponde à finalização da atividade. Apresenta um resumo que leva à reflexão da atividade para reconhecer o que foi aprendido.

Para elaborar um WebQuest, é necessário:

Planejar
  • Definir o tema
  • Selecionar fontes de informação
  • Delinear a tarefa
  • Estruturar o processo
Formatar
  • Escrever a introdução
  • Escrever a conclusão
  • Inserir o conteúdo no gabarito
Publicar
  • Fazer os acertos finais
  • Publicar a Webquest
Gabaritar
  • Nessa etapa é necessário usar um editor HTML, o que exige conhecimento em informática

E aí? O que acharam deste método? Comentem abaixo e continuem acompanhando o blog.

Camila.

Fonte: http://webeduc.mec.gov.br/webquest/; http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=233;


5 comentários:

  1. O uso de Webquest no ensino é bastante pertinente, pois além de toda informação que o aluno absorve através das propostas; utiliza uma ferramenta ótima ferramenta, a Internet, no processo pedagógico.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o conceito de webquest! É importante estimular a atividade crítica das crianças desde cedo, ainda mais em assuntos pertinentes à cultura e educação.

    ResponderExcluir
  3. É um aliado muito importante para os professorES e alunos.

    ResponderExcluir
  4. Ao conhecer o WebQuest, percebi que é algo muito importante para a construção do raciocínio ligado a nossa cultura midiatica, mas deve ser muito bem analisado.

    ResponderExcluir
  5. O web quest é algo fundamental para criar alunos mais críticos se utilizando de uma ferramenta essencial que é a internet.

    ResponderExcluir